0

Blogueira com deficiência física é contra o fim do uso dos canudos plásticos: ‘É essencial para alguns’

Cadeirante e tetraparética, Marina Batista Francisco, blogueira, diz que precisa dos canudos e ainda não encontrou uma outra alternativa viável; especialistas explicam necessidades. Confira:

A blogueira com deficiência física da cidade de Campinas – SP, expos a sua opinião sobre a nova lei que proíbe o uso de canudos plásticos e sua postagem viralizou nas redes sociais. Na publicação Marina explica: ‘‘Muitas pessoas comemoram o fim dos canudos de plástico, ele não machuca e é dobrável, nunca pensaram em nenhuma outra opção para um PcD, beber de outra forma.

Marina Batista Francisco tem deficiência física, essa deficiência a impede de levantar o corpo, isso inclui levantar a mão para levar os alimentos até a boca, segundo ela, os canudos são muito importantes para os deficientes físicos e ela é completamente contra o banimento deles.

Sua postagem viralizou e gerou inúmeros tipos de reações. Muitos não concordam com a colocação de Marina, outros apoiam e compreendem a justificativa dela.

O problema físico de Marina é devido a uma doença degenerativa chamada de atrofia muscular espinhal tipo 2.

A blogueira ainda afirma: ‘‘O canudo precisa ser flexível, porque nós deficientes físicos colocamos na boca de um jeito diferente. Para vocês é só colocar na boca e pronto, para nós não! Nós ajeitamos o canudo, fixamos ele dentro da boca e deixa ele encostado no seu da boca, apenas quando ele está seguro nós sugamos. É preciso sugar devagar, se não cai tudo fora da boca, ele não pode mexer’’.

Ela ainda ressaltou muitas outras justificativas cabíveis, que fazem todo o sentido: ‘‘Ao invés de quererem exterminar o canudo, seria muito mais interessante diminuir o consumo, conscientizar os funcionários dos estabelecimentos a perguntar se as pessoas irão querer, incentivar a recusarem, se metade parar de usar já irá melhorar e muito’’. Finalizou ela.

Uma professora da Unicamp colocou seu posicionamento sobre o assunto: ‘‘Os canudos de metal e reutilizáveis são mais difíceis de serem usados, afinal, se colocar uma bebida quente, fica inviável tocar a boca, pois o calor é mantido, além do que outros materiais rígidos acabam machucando a boca dessas pessoas. Certamente o plástico, para eles, é a melhor alternativa’’.

Esse assunto ainda está dando o que falar nas redes sociais de Marina! Mas a maioria das pessoas compreendem sua situação!

Jose Jose

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *