0

Mais de 60% dos brasileiros desperdiçam comida em bom estado, aponta pesquisa

O desperdício de alimentos em bom estado é um problema no Brasil, afinal com tantas pessoas passando fome, a falta de consciência dos brasileiros é um grande problema! Veja as consequências que isso traz:

O desperdício de alimentos é uma triste realidade no Brasil, porém, na maioria das vezes, isso é feito sem consciência da gravidade que isso tem. Isso é um hábito adquirido desde criança, porque de acordo com uma pesquisa recente a pedido da Unilever, 49% dos brasileiros jogam todos os dias comida fora, enquanto 61% semanalmente, isso é ainda pior quando sabemos que o alimento está em perfeito estado para consumo.

As pessoas entrevistadas disseram: ‘‘Vivemos uma cultura de desperdício, nós nossos levianos com muitas coisas, a comida é apenas uma delas’’, diz Luciana Quintão.

‘‘Tem muitas pessoas que desperdiçam por não procurar saber ou por não conhecer tantas pessoas que passam fome. Existe uma grande zona de conforto, isso é algo que as pessoas precisam muda. Tudo se baseia nisso: falta de conhecimento, não procurar adquirir conhecimento, hábito repetitivo, isso vira algo cultural’’.

O grande problema encontrado nessa pesquisa, é que as pessoas não estão cientes desse hábito que tem. De acordo com a pesquisa, os brasileiros assumem desperdiçar comida diariamente.

Mas ainda tem pessoas que afirmam nunca jogar alimentos no lixo, porém quando vamos no assunto mais afundo, a realidade é outra, sempre existem pessoas que tem esse hábito tão negativo.

Para Luciana Gonçalvez, coordenadora estadual do Mesa Brasil, isso ocorre porque as pessoas acreditam que o Brasil é um país farto e que aqui nunca irá faltar comida, eles acreditam que os alimentos que temos aqui são abundantes. Isso faz parte da população, mas nossa realidade não é como eles imaginam.

Muitos tem muito para comer, outros nada, nós não sabemos o que é não poder comer, pensar nisso ajudaria a reforçar o hábito de que não podemos jogar comida fora.

O desperdício acontece em famílias de classe alta, média e inclusive de classe baixa. Mas ainda assim o brasileiro desperdiça menos comida do que os argentinos e americanos, que jogam fora toneladas diariamente, tudo comida em bom estado para consumo!

É necessário conscientizar as pessoas que o problema pode ser resolvido, ensinando as crianças desde cedo o grande problema que existe em desperdiçar alimentos!

Jose Jose

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *