0

Você é administrador de algum grupo no WhatsApp? Cuidado, você pode ser processado

O WhatsApp está querendo se transformar em um aplicativo ainda mais seguro. Então se você administra algum grupo do WhatsApp, precisa conferir essa matéria:

Se você administra um grupo, em que piadas de mal gosto e bullying acontece, mesmo que você não tenha culpa de nada disso, você poderá sofrer as consequências e ser responsabilizado por esses atos, então se você se identificou com isso, é hora de ficar preocupado.

A justiça brasileira passou a determinar que a partir de agora os administradores serão os responsáveis por atos irresponsáveis praticados por outros participantes do grupo.

Os especialistas acreditam que, as decisões como essa, surgiram para redobrar a atenção dos administradores, que precisa se posicionar e acabar com todos os atos ilícitos dentro desse grupo.

A internet é vista como uma ‘‘Terra sem lei’’, por isso o Cyberbullying corre solto, então a missão da justiça nesse caso é acabar com esses crimes virtuais.

A decisão surgiu após um grupo de jovens garotos da cidade de São Paulo começar a disparar ofensas homofóbicas a três integrantes do grupo. Em meio a isso, a administradora excluiu o grupo, porém, veio a criar outro na qual as ofensas continuaram a acontecer.

Essa administradora, em nenhum momento ofendeu ninguém, não há nenhum relato dizendo isso! Porém, ela precisou pagar uma multa de R$ 3.000. O grupo era entre colegas de escola e se chamava ‘‘Jogo na casa da Gigi’’.

A culpa caiu sobre ela, pois como ela é a responsável pelo grupo, deveria ter tentado minimizar as provocações, mas ela simplesmente ficou apenas observando os xingamentos preconceituosos.

Por isso, o juiz alegou que a atitude dessa jovem de apenas 15 anos, cabe no artigo 186, do código civil:

‘‘Aquele que, por omissão voluntária ou ação, imprudência ou negligencia, causar dano a outrem ou violar o direto, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito’’.

A decisão considerou o fato da garota ter 15 anos na época, caso ela fosse maior de idade, provavelmente a punição seria ainda maior.

Quanto maior os poderes, maiores são as responsabilidades, isso se encaixa também a quem é administrador de grupos de WhatsApp, não da mais para levar essa história na brincadeira, o caso é sério e trará várias consequências a quem não obedecer às normas estabelecidas.

Jose Jose

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *