0

Ministério Público reabre Investigações contra Chacinas que ocorreram a 23 anos atrás

As chacinas hora ou outra acontecem e quando acontecem, tem a capacidade de deixar a população totalmente aterrorizada. Este ano, o MP resolveu retomar as investigações de uma chacina que até certo momento tem como suspeita, policiais do estado do Rio de Janeiro. Será esse o momento da cobrança?

O que o MP está fazendo?

Foi anunciado pelo MPRJ que eles voltariam as investigações sobre uma chacina que ocorreu na região de Nova Brasília no ano de 1990. Mas essa decisão não foi tomada repentinamente, ela teve apoio da Corte interamericana de direitos humanos onde acusaram o Brasil como culpado pelos 26 jovens que foram mortos em duas incursões de fins policiais nos anos de 94 e 95.

Tudo que se sabe, é que a chacina aconteceu em um confronto entre policiais e traficantes, onde havia exagero das autoridades policiais.

Passados 20 anos após o ocorrido, ninguém foi considerado culpado pela morte dos jovens e com isso, levado à corte interamericana o Brasil foi julgado e culpado pela tragédia, por não dar assistência e continuidade às investigações sobre o ocorrido.

A corte ainda exigiu que o país conduza e acelere as coisas referentes à primeira chacina e agilizem sobre a segunda, que ocorreu em 1995.

Entre o que deve ser resolvido nos casos, é necessário resolver a situação de violência sexual que ocorreram com três mulheres, duas delas eram adolescentes e na época supostamente foram torturadas e violentadas no período das incursões policiais na região de Nova Brasília, no complexo do alemão em outubro de 1994.

Não só isso será julgado, também haverá a investigação da morte de 13 jovens que aconteceram no decorrer dessa incursão dos policiais militares e civis, é o que se espera.

Uma chacina é um massacre

Um massacre ou uma chacina é a morte simultânea de um grande número de pessoas ou animais. Eles podem ser politicamente ou militarmente planejados, ou causados ​​por causas naturais, como terremotos, acidentes, incêndios e assim por diante. Se considerarmos apenas os humanos, um dos mais famosos e antigos massacres é a “matança dos inocentes” perpetrados por Herodes para tentar matar o menino Jesus.

Em tempos não muito remotos, o massacre de milhões de judeus durante o regime nazista. Entre os mais recentes, há os massacres por razões de diferenças étnicas ou religiosas de populações inteiras realizadas em várias partes do mundo.

Jose Jose

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *