0

Menstruação escura pode ser sinal de alerta!

O nosso corpo é uma máquina fenomenal, então, quando alguma coisa rola de diferente, a preocupação bate na mesma da hora, né? Se você já passou por um período em que a sua menstruação veio escura, com uma cor marrom ao invés do vermelho. E é por isso que hoje a Viviane Monteiro, médica ginecologista obstetra, vai esclarecer todas essas dúvidas sobre o assunto e revelar se essa preocupação tem fundamento.

Menstruação escura só pode dizer isso.

Segundo Viviane, a menstruação escura está ligada e relacionada a um fluxo de pequena intensidade. É que, quando você tem uma menstruação em vermelho, geralmente você tem um fluxo de maior intensidade em que esse sangue se exterioriza praticamente no momento em que aconteceu. “A menstruação escura é um sangue que demorou a se exteriorizar, ou seja, como o fluxo foi pequeno, ele demorou a sair e foi ficando escuro com o tempo”.

Não é sempre que ela precisa ser uma preocupação.

Como o principal causador da menstruação escura é um fluxo menorzinho, a ginecologista diz que muita gente convive com isso a vida inteira sem problema: “Algumas mulheres são sempre assim, têm mesmo o fluxo pequeno e estão habituadas com a menstruação escura”, disse. Essa menstruação escura também pode acontecer por causa de medicamentos , se você sabe que está tomando algum método hormonal, pode ser normal isso acontecer. “Às vezes ocorre um pequeno deslize de sangue no meio de métodos hormonais. Ou mesmo alguns métodos hormonais reduzem muito o fluxo menstrual e pode ocorrer isso”, conta a profissional, “O fato da menstruação ser escura não é um problema. O que tem que se avaliar é se esse é o padrão daquela mulher”.

Caso não seja normal para você, aí sim tem que procurar saber.

 Quando a menstruação escura acontece na vida de uma mulher que sempre teve fluxo em vermelho vivo, existem algumas perguntas que ela precisa se fazer. A questão da medicação hormonal que a gente já citou é uma delas, contudo, a doutora  citou outras que merecem atenção: Isso vem junto de algum tipo de sintoma como irritação e dores nos seios? Houve algum tipo de trauma? “Porque não, necessariamente, um sangramento escuro vem da menstruação – às vezes é um sangramento vindo do útero, é algum tipo de inflação na vagina, algum tipo de trauma pós-relação sexual. Pode ser um sangramento da uretra. Muitas vezes está na calcinha e a paciente associa logo com menstruação”, diz a médica.

Pode ate ser, estou gravida.

 As vezes na gravidez, existem algumas mulheres que sangra durante o primeiro trimestre ou então pode ter um sangramento entre uma menstruação e outra. É comum que esse sangramento venha em fluxo pequeno e, por isso, apareça mais escuro. “Em algumas mulheres, inclusive, não ocorre nem esse fluxo escuro, ocorre um sangramento real”. A melhor atitude é procurar um profissional para investigar direitinhas as causas e, assim, você ficar mais tranquila.

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *